Close

Bruno Nogueira

Natural de Coimbra (1988), iniciou os estudos musicais na Filarmónica Fraternidade Poiarense com 7 anos de idade. Aos 14 anos tornou-se chefe de naipe de Percussão e começou a dar aulas na Escola de Música na mesma instituição. Em 2004, iniciou os estudos em Guitarra Clássica na Oficina de Música de Aveiro com Joaquim Pavão e em 2010, ingressa no Curso Livre de Jazz do Conservatório de Música de Coimbra com orientação de Giovani Malini.

Em 2012 ingressa na Licenciatura em Música, variante Música Electrónica e Produção Musical, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo estudado Composição com Rui Dias, António Sousa Dias e Jaime Reis, Produção Musical com Luís Marques e Miguel Urbano, Síntese Sonora, Processamento de Sinal e Programação com Rogério Dionísio, Gilberto Bernardes e António Sousa Dias. No mesmo ano é convidado para lecionar na Escola de Música da Banda Sinfónica da Covilhã e em 2015 assume a Escola de Música da Filarmónica Fraternidade Poiarense como professor de Formação Musical, Análise Musical e Coro. Em 2013, participou no Curso de Orquestra de Altifalantes e Especialização Sonora com Miguel Azeguime e participa nos seus primeiros cursos de direção de orquestra, primeiro com Pedro Andrade e Simão Francisco e mais tarde com Jean Sébastien Bérau, Sérgio ventura e Tiago Alves.

Em 2014, foi convidado para fundar e dirigir a Banda Marcial dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova. Em 2015, foi contratado pelo Estabelecimento Prisional de Castelo Branco para lecionar Produção Sonora e Composição. No mesmo ano ingressou na Licenciatura em Música na variante de Formação Musical e Música de Conjunto, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde estudou Formação Musical com João Pedro Delgado e José Raimundo, Análise Musical com José Carlos Oliveira, Orquestração com Hélder Gonçalves, Direção Coral com João Pedro Delgado, Gonçalo Lourenço e José Carlos Oliveira, Direção Instrumental com José Carlos Oliveira, Gonçalo Lourenço e Osvaldo Ferreira.

Em 2016 ingressa no Mestrado em Ensino da Música, na variante de Formação Musical e Música de Conjunto, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde obteve também a sua especialização. Em 2017, participou na 5ª edição do Encontro de Investigação em Música, Artes e Design com um póster científico com a sua investigação sobre Música Tradicional Japonesa, participação que repetiu no ano seguinte com um novo póster científico sobre um Sistema de Composição baseado na mesma investigação.

Em 2018 termina os seus estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco com a conclusão do seu Mestrado e segunda Licenciatura, tendo sido contratado pelo Conservatório Regional de Coimbra para lecionar Formação Musical e Improvisação. No mesmo ano muda-se para a cidade do Porto, onde foi professor fundador da Academia de Música do Porto, onde assumiu o cargo de Diretor Pedagógico e foi responsável pela aprovação dos Cursos de Formação Profissional de Música Electrónica e Produção musical, Ensino da Música e Regência Coral e Instrumental, além de ser professor de Ciências Musicais, Produção Musical, Programação, Orquestra e Coro. Em 2019 foi admitido no Programa Doutoral do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de Aveiro em Análise e Teoria Musical, que acabou por interromper devido aos efeitos da Pandemia COVID-19.

Atualmente é professor de Formação Musical na Academia de Música de Costa Cabral, professor fundador e coordenador técnico da Pós-Graduação em Engenharia de Som no IsVouga – Instituto Superior de Entre o Douro e Vouga, enquanto frequenta o Curso de Direção de Banda do Maestro Paulo Martins.

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.