Cláudia Carneiro
Nasceu em Santo Tirso em Dezembro de 1989. Iniciou os seus estudos musicais em piano na classe da professora Fátima Barbosa e, em 2002 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, na classe de contrabaixo do professor Alexandre Smardjiev.
Em 2008 ingressa na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo, na classe de contrabaixo do professor Florian Pertzborn, onde vem a terminar no ano 2011 a Licenciatura e mais tarde, em 2017, o Mestrado em Ensino da Música.
Como instrumentista ao longo do seu percurso teve oportunidade de participar em Masterclasses orientados por Florian Pertzborn, Michael Wolf, Adriano Aguiar, Dan Styffe, Petia Vagovska, Thomas Martin, entre outros. Em música de câmara teve a oportunidade de trabalhar com professores como António Ferreira, António Soares, Nuno Arrais e Florian Petzborn.
Integrou as orquestras Artave, Aproarte, Sinfónica da Esmae e Festival Harmus nas quais teve a oportunidade de trabalhar com maestros e solistas como Ernst Schelle, Dirk Vermeulen, J. Bourreé, Emilio de César, Luís Machado, Robert Pérez, António Saiote, Boris Belkin, Pedro Neves, Harry Lith, Rui Massena e Vytautas Lucocius. Como membro de orquestra participou em várias óperas sendo algumas delas estreias mundiais.
Em 2007, foi-lhe atribuído o 2.º lugar no Concurso de Arco do Alto Minho.
Faz parte da lista de reservas da Orquestra Sinfónica da Casa da Música desde 2009; integra a Banda Sinfónica Portuguesa desde 2011 e colabora frequentemente com a orquestra Sine Nonime.
ccarneiro@costacabral.com