Emídio Ribeiro
Nasceu em Freamunde a 5 de Junho de 1990. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de Viola d’ Arco do Prof. Jorge Alves e, mais tarde na classe da Prof. Teresa Correia.
Frequentou a Universidade do Minho e fez os dois primeiros anos da licenciatura em Música na classe dos Profs. Jorge Alves e Toby Hoffman. Terminou a Licenciatura em Música na ESMAE, na classe de Viola d’ Arco do Prof. Jorge Alves, com a classificação final de 19 valores. Posteriormente, alcançou o grau de Mestre em Ensino da Música na Universidade do Minho.
Realizou Master Classes e aulas individuais com músicos e pedagogos de renome nacional e internacional, tais como Ryszard Wóycicki, Marc Tooten, Jorge Alves, Toby Hoffman, Avri Levitan, Diemut Popen, Ana Bela Chaves, Igor Sulyga, Luis Magin, Kenneth Martinson, Tatjana Masurenko e Máté Szűcs.
Alcançou o 2º Prémio – Categoria B do II Concurso Nacional Paços’ Premium de Paços de Brandão e fez parte da Fundação Orquestra Estúdio que, por sua vez, integrou a programação do projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Como músico de orquestra, é membro da Orquestra de Guimarães, onde desempenha funções de chefe de naipe e tem colaborado com diversas orquestras, nomeadamente, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Clássica do Centro e com a Orquestra da Universidade do Minho.
Em música de câmara, tem mantido uma atividade bastante regular. É membro fundador do Quarteto de Arc’duto e do Quarteto Arcada e, recentemente, colaborou com o Hermes Ensemble no Classical Music Fest em Vale de Cambra.
Enquanto docente de Viola d’arco, leciona no Conservatório de Guimarães e na Academia de Música de Costa Cabral.
eribeiro@costacabral.com