Close

Ivo Silva

Ivo Silva iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos no Conservatório de Música do Porto com o professor Rui Brito, e licenciou-se na variante Metais- Trompete, na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto na classe do professor Kevin Wauldron.

Colaborou como trompetista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com a Orquestra Clássica do Sul. Foi vencedor do Concurso Interno de Sopros-Metais do Conservatório de Música do Porto, em 2008, e premiado com uma Menção Honrosa (2013) e 3º prémio (2014) no concurso de trompete da Póvoa de Varzim. Em 2016, foi laureado com o 3º prémio, do escalão sénior, no Concurso de “Terras De La Salette.”

Iniciou os estudos de Direção Orquestral com o maestro Fernando Marinho e, em 2020, concluiu o mestrado em Direção Orquestral na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe do professor Jean-Marc Burfin. Desde então tem frequentado cursos com os maestros Douglas Bostock, Ernst Schelle, José Eduardo Gomes, Peter Rundel, Alex Schillings, Michalis Economou, José Rafael Pascual Vilaplana, Mark Heron, Nicolas Collon, Baldur Brönnimann e Jorma Panula.

Em 2021 gravou a estreia da obra Noturno “in Memoriam” de Victor Gomes com a Orquestra António Fragoso e o violinista Eliseu Silva. Inserido na II Academia Internacional de Direção, trabalhou com a Orquestra de Cascais e Oeiras, obtendo o 2º lugar (ex aequo) no concurso de direção realizado durante a academia. Dirigiu o “Remix Ensemble” em contexto da sua Academia de Verão. Inserido no concurso Prémio Jovens Músicos – Direção de Orquestra, trabalhou em 2016 com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e em 2022 com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Foi maestro da Banda Musical Leverense (2016-2018) e é desde 2018 diretor artístico/maestro da Banda Musical de Arouca. É fundador e diretor artístico do Septentrionalium Ensemble.

Foi laureado com a “Batuta de Bronze” (3º prémio) no International Conductors Contest – WMC Kerkrade 2022, onde dirigiu e trabalhou com a “Royal Symphonic Band of the Belgian Air Force” (Bélgica) e “The Marine Band of the Royal Netherlands Navy” (Países Baixos).

Em janeiro de 2023 foi semifinalista no VII Encontro de Direção Orquestral em Bilbao, onde trabalhou com a Banda Municipal de Música de Bilbao. Foi selecionado para o III Curso de Direção da Banda Municipal de Barcelona, realizado em julho de 2023. Nesse mesmo ano foi selecionado para a 1ª Masterclass/concurso de direção da Roménia, onde trabalhou com a Orquestra Filarmónica de Pitesti.

Nos últimos tempos dirigiu o Ensemble de metais da Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e a Orquestra do Norte. Recentemente trabalhou com a Orquestra Sinfónica da Academia de Música de Costa Cabral.

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.