Joana Oliveira
Natural de Crestuma, Vila Nova de Gaia, nasceu a 26 de janeiro de 1990.
Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma. O seu percurso académico continuou na Fundação Conservatório Regional de Gaia, Escola Profissional de Música de Espinho e Universidade de Aveiro, onde estudou com os professores Adriano Sabença, Jorge Correia e Angelina Rodrigues,
respetivamente. Foi nesta última instituição que concluiu o mestrado em ensino de música.
Frequentou cursos e masterclasses com alguns dos mais eminentes flautistas do panorama nacional e internacional, dos quais se destacam Ana Maria Ribeiro, Gil Magalhães, Nuno Inácio,
Pedro Couto Soares, Vasco Gouveia, Félix Renggli, Giuseppe Nova, Jorge Caryevschi, Massimo Mercelli, Philippe Bernold, Stefano Parrino e Wéndela van Swol. A nível de música de câmara trabalhou com os professores Aldo Salvetti, Jean-Michel Garetti, Luís Carvalho e Luís Silva. Em orquestra teve a oportunidade de trabalhar com vários maestros, dos quais se destacam André Granjo, António Vassalo Lourenço, António Victorino D’Almeida, Cesário Costa, Délio Gonçalves, Fernando Marinho, Francisco Ferreira, José Eduardo Gomes, José Ignácio Petit Matias, Luís Carvalho, Paulo Martins, Pedro Neves, Armando Saldarini, Dominique Debart, Ernst Schelle, Eugene Rogers, Jan Cober, Jean-Marc Burfin, Jouke Hoeskstra e Rafael Agulló Albors. Obteve o 3º lugar na categoria C no “I Concurso Luso-Galaico Albertino Lucas” e foram-lhe atribuídos os prémios “Revelação” e “Sinal dos Tempos” pelo jornal “Audiência”.
Em 2012, iniciou a sua atividade no ramo da direção musical como maestrina da Orquestra de Jovens da Sociedade Filarmónica de Crestuma e como maestrina assistente da Sociedade Filarmónica de Crestuma, onde atualmente é diretora artística desde outubro de 2017. Também nesse ano iniciou estudos na Academia Europeia de Direção de Banda, instruindo-se com os ilustres maestros André Granjo, Bart Picqueur, Jan Cober, Javier Viceiro-Filgueira, Jean-Sébastien Béreau e Rafael Agulló Albors. Frequentou cursos e masterclasses com Douglas Bostock, Fernando Marinho, José Rafael Pascual Vilaplana, Paulo Martins e Ivan Meylemans. É uma das fundadoras e responsáveis pelo Estágio D’Ouro – Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão da Sociedade Filarmónica de Crestuma.
Desenvolveu atividade de docente na Academia de Música de Paços de Brandão, Conservatório de Música David de Sousa e Curso de Música Silva Monteiro. Atualmente é professora na Academia BeSmart, na Academia de Música de Costa Cabral e na Academia de Música de Espinho. Paralelamente, é pós-graduada em Administração Escolar e Administração Educacional na Universidade Fernando Pessoa.