Jorge Sousa
Jorge Sousa (1990) ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 2004 onde viria a terminar o curso Básico, estudando com o prof. Carlos Firmino e com o prof. João Figueiredo.
Em 2011, concluiu a Licenciatura em Música, na vertente de instrumento – Saxofone, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto, na classe dos professores Henk van Twillert, Fernando Ramos e Gilberto Bernardes, recebendo o “Prémio Rotary Club Porto – Foz/Veloso & Troca, Lda” (prémio de melhor aluno da ESMAE 2010/2011). Posteriormente, em Julho de 2016, concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro, com a defesa da dissertação “As Técnicas Expandidas como Recurso Didático e Meio de Desenvolvimento Técnico do Repertório para Saxofone Tenor”, projeto que pretende desenvolver o repertório para este instrumento, com a criação de peças originais escritas por compositores portugueses.
Frequentou diversas masterclasses/cursos de aperfeiçoamento técnico de performance instrumental com músicos conceituados: Arno Bornkamp, Fernando Ramos, Henk van Twillert, Antonio Belijar, James Houlik, Gerard Mcchrystal, Mario Marzi, Claude Delangle, Gary Smullyan, Francisco Ferreira, Roberto Benítez, Pablo Coelho, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, entre outros.
Em orquestra tocou sob a batuta de maestros como Peter Rundel, Heinz Holligger, Jan Cober, Pedro Neves, Lorenzo Della Fonte, José Pascual Vilaplana, Erik Janssen, António Saiote, Douglas Bostock, Henrie Adams, Alex Schillings, Francisco Ferreira, entre outros.
Foi laureado com o 2º Prémio do “Concorso di Musica per Giovani Interpreti "Città di Chieri” na categoria Solo e com o 1º Prémio do mesmo concurso na categoria de Música de Câmara com o ensemble Ventos Novos, em Itália (2009). Venceu o 1º Prémio do Concurso Nacional Terras de La Salette em Oliveira de Azeméis em 2011 (categoria Sénior), concurso onde atingiu o 2º Prémio na categoria Juvenil e na categoria Júnior, em anos anteriores.
Colaborou com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, com a Orquestra Portuguesa de Saxofones, com o FLUX Ensemble, com o ensemble Vento do Norte, com a Banda Sinfónica Portuguesa, entre outras formações, realizando concertos em vários países como China, Venezuela, Itália, Espanha, Holanda, França e Áustria. Apresentou-se a solo com a Banda Sinfónica Portuguesa, com a ARMAB, com a Banda Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro, com a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, com a Banda Militar do Porto, com a Banda Sinfónica da PSP e com a orquestra sinfónica do Estágio Final da Academia de Música de Costa Cabral no ano letivo de 2015/16. Participou na estreia de obras de compositores como Daniel Martinho, Chiel Meijering, Tjako van Schie, Ricardo Matosinhos, Cláudio Ferreira, Bruno Moreira, André Ramos e Alexandre Almeida.
O seu trabalho enquanto docente concentra-se na Academia de Música de Costa Cabral, no Porto, e na Escola Profissional de Música de Espinho, sendo também solicitado para algumas Masterclasses, um pouco por todo o país. Paralelamente, é membro da Banda Sinfónica Portuguesa e da ARMAB, orquestras com as quais se apresenta de forma regular.
jsousa@costacabral.com