Juliana Félix
Juliana Félix, natural de Guimarães, iniciou os seus estudos musicais em 1996, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), na classe do professor Domingos Freitas.
É licenciada pela Universidade de Aveiro, onde ingressou na classe de oboé do professor Pedro Ribeiro.
Durante a sua formação, frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com os professores Andrew Swinnerton, Diethelm Jonas, Hansjorg Schellenberger, José Manuel Coutinho, Kristo Kametsky, Pedro Ribeiro, Phillip Hill, Ricardo Lopes, Jean Michel Garetti e Thomas Indermüller.
Participou nos estágios da Orquestra das Escolas de Música Portuguesas em 2002 (em oboé e corne Inglês), sob a direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo, e no estágio da Orquestra da Aproarte sob a direcção do maestro Ernest Schelle.
Como instrumentista convidada, trabalhou com as orquestras Filarmonia das Beiras, Clássica de Espinho, Sinfónica ESART, Sinfónica da Póvoa de Varzim, Clássica do Centro, Gulbenkian e Sinfónica do Centro de Bordéus.
É membro fundador do quinteto Vivarte (2005), tendo-se apresentado em concertos por vários pontos do país.
Teve oportunidade de trabalhar com um grupo de Fado da Figueira da Foz, com a cantora Adelaide Reis.
Em 2007 participou no musical Sonho de uma Noite de Verão, de W. Shakespeare, encenado por Claudio Hochman e produzido pelo teatro D. Maria II em parceria com a Universidade de Aveiro. Em 2008, como encenadora, produziu em parceria com o Teatro Aveirense, a peça “Grito do sufoco”, inspirada no percurso musical de Sérgio Godinho e de José Mário Branco, apresentada no festival de arte dramática de Aveiro – FADA, sob a orientação de Cláudio Hochman.
Atualmente é professora da classe de oboé na Academia de Música de Castelo de Paiva, Conservatório de Música e Artes do Dão e no Conservatório Regional de Coimbra. Faz ainda parte do corpo docente da Academia de Costa Cabral e da Academia de Música de Sta Maria da Feira.
jfelix@costacabral.com