Liliana Reis
Natural da Trofa, iniciou os seus estudos de fagote na Escola Professional Artística do Vale do Ave (Artave), onde estudou com os Professores: Hugues Kesteman, Robert Glassburner e Jesus Coello. Seguidamente é admitida na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE, Porto) onde concluiu a Licenciatura em Instrumento – Fagote (em 07/2003) com o Prof. Hugues Kesteman. Esteve de Outubro a Dezembro/02 a estudar na Staatliche Hochschule fur Musik, Karlsruhe-Alemanha com o Prof. Gunter Pfitzenmaier através do programa ERASMUS.
Em julho de 2011 concluiu o Mestrado em Ensino de Educação Musical na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e em março de 2013 concluiu o Curso de Profissionalização em Serviço na Universidade Aberta.
Entre 1997 e 2002 foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Foi professora de fagote no Conservatório Regional de Gaia (no ano letivo de 2001/02); no Centro de Cultura Musical (CCM – de setembro de 2006 a agosto de 2010); na Escola de Música da Banda Musical de Revelhe (Fafe – de março de 2008 a agosto de 2012); e no Conservatório de Música do Porto (de setembro de 2011 a agosto de 2014).
Atualmente é professora de fagote na Academia de Música Costa Cabral no Porto (desde setembro de 2005), no Conservatório do Vale do Sousa (Lousada, desde setembro de 2010) e no Conservatório de Música da Maia (desde setembro de 2022).
Foi 2.º fagote efetivo na Orquestra Clássica do Centro (antiga Orquestra de Câmara de Coimbra), desde 2003 a 2019, tendo colaborado com diversas orquestras como: a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Orquestra do Norte, a Filarmonia das Beiras, a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo/2002, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, a Orquestra de Câmara do Minho, a Orquestra Sinfonietta, a Douru`s Orquestra, entre outras. Sobe a direção de maestros como: Ernst Schelle; António Saiote; Richard Gwilt; Igor Dronov; Luc Brewaeys; Leonardo Barros; José Ferreira Lobo; António Lourenço; Francisco Ferreira, Werner Stiefel; Dominique Rouits; Florian Totan; Manuel Ivo Cruz; Marc Tardue; Omri Hadari; Roland Hayrabedian; Jan Cober; Douglas Bostock; Meir Minsky; Christoph König; Wolfgang Schaffer, Pedro Neves; Luís Gustavo Petri; José Eduardo Gomes, Rui Massena; Cesário Costa; Jan Wierzba; Lothar Zagrosek; Ryan Wigglesworth; Takuo Yuasa, John Storgards, Alan Buribayev, entre outros. Integrou o OboéFagote Ensemble, o Quarteto de Fagotes Invictus e o Quinteto Douro Quintus.
Frequentou e participou em Seminários e Master Class de Fagote orientadas por professores como: Michael Dicker, Sergio Azzolini, Hugues Kesteman, Vincenzo Menghini, Pierre Kerremans, Pierre Olivier Martens, Jesse Read, Michael Wilkie (Neusser Meisterkurse fur Holzblasinstrumente, 04/2001, Alemanha), Henning Trog e Gustavo Nunez.
Participou no Curso Internacional de “Reedmaking” com o Professor Ovidio Danzi (maio 2007) e no “1.º Encontro Nacional de Palhetas Duplas” organizado pela Associação Portuguesa de Palhetas Duplas (fevereiro de 2008). Foi Professora Convidada no II e no III Estágio da Banda Sinfónica da Covilhã para orientar a Classe de Fagote (agosto de 2007 e 2008), no Estágio da Orquestra Momentum Perpetuum em Lisboa para orientar o Grupo das Madeiras (agosto 2007), e no VII e VIII Estágio de Verão – Curso de Aperfeiçoamento de Sopros e Percussão da Banda Musical de Amarante para orientar a Classe de Fagote (agosto 2014 e 2015). Participou no CIMA 2016 – VI Cursos Internacionais de Música Antiga em Idanha-a-Velha. Participou no 1.º Simpósio Nacional dos Professores de Fagote sob égide do Professor Hugues Kesteman em maio de 2022. Colabora também com diversos estágios de orquestra, ateliers instrumentais, masterclass, entre outras atividades musicais, desenvolvidas pelas escolas onde leciona.