Close

Luís Gomes

Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na classe de eufónio, na Academia da Música de Santa Maria da Feira. Tendo concluído o 2º grau, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho (EPME), na classe dos professores Ilídio Massacote e Adélio Carneiro, onde concluiu o curso profissional em 2008, com as mais elevadas classificações.
No ano de 2008, foi admitido na Escola de Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), onde 3 anos mais tarde concluiu os seus estudos superiores novamente com as mais elevadas classificações. Teve como professor o internacionalmente reconhecido, artista Yamaha, Sérgio Carolino.

Durante o seu percurso académico e profissional, teve a oportunidade de tocar nas melhores orquestras de sopros nacionais. Entre essas, destaca-se a Banda Sinfónica Portuguesa, campeã mundial de orquestras de sopros no concurso em Kerkrade, 2011.

Teve a oportunidade se trabalhar sob a direcção de maestros de grande renome internacional, como Jan Cober, José Vilaplana, Rafa Albórs, Douglas Bostock, Alex Schillings, entre outros.

A sua experiência profissional enquanto eufonista levou-o ao estrangeiro, trabalhando com orquestras de sopros em Espanha (Benidorm, Valência e Altea), Inglaterra (Londres), Holanda (Kerkrade) e a visitar várias cidades na China. Trabalhou também com alguns dos maiores nomes de tubas e eufónios a nível mundial, como Sérgio Carolino, Steven Mead, Simon Style, Anne Jelle Visser, Thomas Ruedi, Matthew Van Emmerik, Adam Frey, François Thuiller, Mike Forbes, Mizuho Kojima, Tanja Karkialeinen, James Gourlay e Jukka Myllys.

Conta já com vários prémios coletivos a nível nacional e internacional, destacando o mais recente 1º lugar na primeira secção do 136º Certamen international de bandas ciudad de Valência.
Como solista, conta com uma estreia nacional do “Concerto for euphonium” de Vladimir Cosma, acompanhado pela Fanfare Orchestre da EPME, uma estreia mundial da obra para eufónio e orquestra sinfónica “Utaki”, do compositor australiano Mike Fitzpatrick, e mais recentemente, a estreia nacional e gravação vídeo em direto da obra “Euphonium Concerto” de Oliver Waespi.
Teve também a oportunidade de se apresentar a solo com a orquestra de sopros do curso secundário de música da AMCC, no auditório da FEUP e na Sala Suggia (Casa da Música).
Actualmente, é membro efetivo da Banda Sinfónica Portuguesa, membro fundador do trio “LUGUS” e do ensemble português de Tubas, “How Low Can You Go?”, dirigido por Sérgio Carolino e docente de eufónio e tuba na Academia de Música de São João da Madeira, e Academia de música de Vale de Cambra , Academia de Música da Rua Costa Cabral e Academia de Música de Santa Maria da Feira.

Subscreva a nossa newsletter!

 

Fique por dentro das nossas novidades e notícias.