Luís Moreira
Luís Rafael de Pinho Moreira nasceu em Oliveira de Azeméis em 1985.
Iniciou os seus estudos musicais aos 9 anos de idade na Academia de Música de Oliveira de Azeméis na classe do professor Augusto Francisco Pereira de Sousa onde em 2005 terminou o 8º grau com 19 valores. Nesse mesmo ano ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, no curso de Instrumentista de Orquestra na classe de violino da professora Agnes Sarosi. Terminou a sua licenciatura em 2009. Nesse ano ingressou na Universidade de Aveiro a frequentar o Mestrado em Ensino da Música onde terminou em 2013. Participou nas masterclasses orientadas por Zófia Wóycicka , Gerardo Ribeiro e Igor Oistrakh.
A nível orquestral tem vindo a participar com a Orquestra de Jovens de Sta. Maria da Feira; Orquestra Particular das Escolas de Música; Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica do Sul; Orquestra Filarmónica Portuguesa, trabalhando com os maestros Cesário Costa, Jean – Marc Burfin, Michael Zilm, Joana Carneiro, Pablo Heras Casado, entre muitos outros. Com estas orquestras, teve o prazer de acompanhar alguns solistas internacionais, como Maria João Pires; Boris Berezovsky; Elisabete Matos; kiri Te Kanawa; Gerardo Ribeiro, Paulo Gaio Lima; Alexey Sychev, entre outros.
Também durante os seus estudos, além de ter colaborado com algumas orquestras, também teve alguma actividade camerística com alguns agrupamentos.
Participou em alguns Festivais, nomeadamente o Festival Internacional de Música de Espinho; Festival de St.a Maria da Feira; Festival Cistermúsica; Festival Percursos de Música, entre outros. Fez digressões pelo Brasil, Espanha e Bélgica. Atualmente encontra-se a leccionar na Academia de Música de Costa Cabral.