Pedro Pereira
Pedro Miguel da Costa Pereira nasceu em 1996 e é natural do Porto. Em 2010 e comm14 anos iniciou os seus estudos musicais em saxofone com o professor Francisco Ferreira, na Academia de Música de Costa Cabral, onde concluiu em 2014 o Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e Percussão – Saxofone, na classe do professor Jorge Sousa.
No mesmo ano, ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no curso de Licenciatura em Música – Instrumento, na classe dos professores Henk Van Twillert, Fernando Ramos e Gilberto Bernardes.
No ano 2017 conclui a Licenciatura com uma média geral de 17 valores e de 19 na unidade curricular de instrumento. Inicia também neste ano o curso de Mestrado em Ensino da Música – Ramo Instrumento, onde em 2019 o conclui com uma média geral de 17 valores, 19 no recital final e 18 na dissertação sobre “O trato vocal na prática pedagógica do saxofone”. Ganhou vários 1o prémios em concursos nacionais e internacionais, dos quais se destaca o 1o prémio obtido no Concurso Internazionale di Musica per Giovani Interpreti, Città di Chieri, Itália (Categoria A, 2015).
Atuou como solista, em orquestra e com o ensemble de saxofones Vento do Norte em território nacional e internacional (Holanda, Itália, Curacao, Bonaire, Aruba, Áustria, Nova Iorque).
Desde 2018, é colaborador e arranjador do coro infantil Crescendi.
Em 2021 fundou o quinteto de saxofones Quest e é também autor dos arranjos de todo o seu repertório.
Atualmente é docente na Câmara de Matosinhos, leciona Saxofone na Academia de Música de Costa Cabral, na Academia de Música – Pausa e Teoria Musical na Escola Paroquial de Música de Gondomar.