Vítor Oliveira
Vitor Hugo Oliveira iniciou os seus estudos musicais em 2009 na Academia de Artes de Chaves, nas classes dos professores Vinícius Couto, Fernando Cury e António Justiça, sendo na classe deste último que veio a terminar o Curso Profissional de Instrumentista. Em 2021 concluiu a Licenciatura em Música – Variante Guitarra Clássica na ESMAE, na classe do professor Artur Caldeira, com nota máxima no recital final. Em 2023 concluiu o Mestrado em Ensino de Música, também com nota máxima no recital final de instrumento. Atualmente encontra-se frequentar 1º ano do Mestrado em Música – Interpretação Artística na mesma instituição.
Ao longo da sua formação tem vindo a participar em várias masterclasses com professores de renome internacional, tais como, Eduardo Isaac, Marco Socías, Zoran Dukic, Aniello Desiderio, Alexis Muzurakis, Susana Prieto, Sandor Papp, Judicaël Perroy, Danijel Cerovic, Ricardo Gallén, Eduardo Fernandez, Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho, José Luis Ruíz del Puerto, Hubert Käppel, Roberto Aussel, André Madeira, Jérémy Jouve, Paulo Amorim, Rui Gama, Júlio Guerreiro, Thomas Kirchoff, Marco Tamayo e Artur Caldeira. Tem participado em vários concursos nacionais e internacionais, com especial destaque para o 1º Prémio obtido na Categoria A do XV Concurso Internacional de Guitarra Paços Premium; para o 2º Prémio (ex-aequo) na Categoria E do 4º Concurso Internacional de Guitarra de Vila Nova de Cerveira; para o 3º Prémio obtido no Nível 4 do X Concurso de Guitarra “Juan Crisóstomo de Arriaga” (Bilbau, Espanha); para o 1º Prémio no Nível VI do V Concurso Nacional de Guitarra Cidade do Montijo; para a Menção Honrosa na Categoria F do 6º Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães; para o 3º Prémio (exaequo) na Categoria E do 3º Concurso Internacional de Guitarra de Vila Nova de Cerveira; para o 2º Prémio (ex-aequo) no Nível VI do 19º Concurso Internacional Cidade do Fundão; para o 3º Prémio no Escalão VI do IX Concurso LusoEspanhol de Fafe e para o 3º Prémio obtido no Escalão C do Concurso Internacional de Guitarra Terras de Santo Estêvão.
Apresentou-se a solo e/ou em agrupamentos de Música de Câmara em várias salas de concerto do país, tais como, a Sala 2 da Casa da Música, Teatro Helena Sá e Costa, Museu Nogueira e Silva, Auditório do Centro Cultural de Chaves, Grande Auditório do Conservatório de Música do Porto, Centro Cultural de Joane, entre outros. Fez parte da iniciativa Young Guitar Masters – Portugal, com a realização de dois recitais em Paredes. Integrou vário grupos de MúsicaVitor Hugo Oliveira iniciou os seus estudos musicais em 2009 na Academia de Artes de Chaves, nas classes dos professores Vinícius Couto, Fernando Cury e António Justiça, sendo na classe deste último que veio a terminar o Curso Profissional de Instrumentista. Em 2021 concluiu a Licenciatura em Música – Variante Guitarra Clássica na ESMAE, na classe do professor Artur Caldeira, com nota máxima no recital final.
Em 2023 concluiu o Mestrado em Ensino de Música, também com nota máxima no recital final de instrumento. Atualmente encontra-se frequentar 1º ano do Mestrado em Música – Interpretação Artística na mesma instituição. Ao longo da sua formação tem vindo a participar em várias masterclasses com professores de renome internacional, tais como, Eduardo Isaac, Marco Socías, Zoran Dukic, Aniello Desiderio, Alexis Muzurakis, Susana Prieto, Sandor Papp, Judicaël Perroy, Danijel Cerovic, Ricardo Gallén, Eduardo Fernandez, Pedro Rodrigues, Paulo Vaz de Carvalho, José Luis Ruíz del Puerto, Hubert Käppel, Roberto Aussel, André Madeira, Jérémy Jouve, Paulo Amorim, Rui Gama, Júlio Guerreiro, Thomas Kirchoff, Marco Tamayo e Artur Caldeira. Tem participado em vários concursos nacionais e internacionais, com especial destaque para o 1º Prémio obtido na Categoria A do XV Concurso Internacional de Guitarra Paços Premium; para o 2º Prémio (ex-aequo) na Categoria E do 4º Concurso Internacional de Guitarra de Vila Nova de Cerveira; para o 3º Prémio obtido no Nível 4 do X Concurso de Guitarra “Juan Crisóstomo de Arriaga” (Bilbau, Espanha); para o 1º Prémio no Nível VI do V Concurso Nacional de Guitarra Cidade do Montijo; para a Menção Honrosa na Categoria F do 6º Concurso Internacional de Guitarra Cidade de Guimarães; para o 3º Prémio (exaequo) na Categoria E do 3º Concurso Internacional de Guitarra de Vila Nova de Cerveira; para o 2º Prémio (ex-aequo) no Nível VI do 19º Concurso Internacional Cidade do Fundão; para o 3º Prémio no Escalão VI do IX Concurso LusoEspanhol de Fafe e para o 3º Prémio obtido no Escalão C do Concurso Internacional de Guitarra Terras de Santo Estêvão.
Apresentou-se a solo e/ou em agrupamentos de Música de Câmara em várias salas de concerto do país, tais como, a Sala 2 da Casa da Música, Teatro Helena Sá e Costa, Museu Nogueira e Silva, Auditório do Centro Cultural de Chaves, Grande Auditório do Conservatório de Música do Porto, Centro Cultural de Joane, entre outros. Fez parte da iniciativa Young Guitar Masters – Portugal, com a realização de dois recitais em Paredes. Integrou vários grupos de Música de Câmara, destacando-se os duos com as flautistas Melanie Gil e Victoria Mailho e com o guitarrista Joaquim Ribeiro. Com este último foram selecionados para representar a ESMAE no Festival Harmos, um Festival de Música de Câmara realizado no Porto onde se apresentam grupos de música de câmara das melhores Universidades de Música da Europa. Atualmente, trabalha em duo com a guitarrista Patrícia Sousa.
É professor de Guitarra e Classe de Conjunto na Academia de Artes de Chaves desde 2020 e na Academia de Música de Costa Cabral desde 2023. de Câmara, destacando-se os duos com as flautistas Melanie Gil e Victoria Mailho e com o guitarrista Joaquim Ribeiro. Com este último foram selecionados para representar a ESMAE no Festival Harmos, um Festival de Música de Câmara realizado no Porto onde se apresentam grupos de música de câmara das melhores Universidades de Música da Europa.
Atualmente, trabalha em duo com a guitarrista Patrícia Sousa. É professor de Guitarra e Classe de Conjunto na Academia de Artes de Chaves desde 2020 e na Academia de Música de Costa Cabral desde 2023.