Para os alunos que frequentem e o 1.º ciclo do Ensino Básico, a AMCC tem como oferta educativa as Iniciações Musicais, que assentam num trabalho de exploração de sons, de ritmos e melodias infantis que a criança, gradualmente, vai apreendendo e aprendendo a identificar e a produzir, com base num trabalho sobre os diversos aspetos que caracterizam os sons: altura, timbre, duração, chegando à audição interior. Efetivamente, todo um processo de ensino-aprendizagem organiza-se e baseia-se em três distintas áreas (co)relacionadas: a cognitiva, ligada ao saber; a afetiva, ligada a sentimentos e posturas; e, por fim, a psicomotora, ligada a ações físicas.
A Iniciação Musical compreende em toda a sua essência três componentes: Classes de Conjunto, Iniciação Instrumental e Formação Musical.
Na disciplina de Classes de Conjunto, são exploradas essencialmente noções básicas de técnica vocal, competências musicais e contexto cultural da literatura da música coral, encorajando a expressividade e a comunicação através da performance em público, desenvolvendo, assim, todas as competências inerentes ao trabalho em grupo.
Na Iniciação Instrumental são desenvolvidas competências no domínio da prática instrumental, geralmente em grupo, possibilitando ainda o desenvolvimento de outras competências relacionadas com a perceção e discriminação auditiva, a memória e a leitura musical.
Na Formação Musical são promovidos aspetos fundamentais como escutar, dançar, cantar, tocar e criar. As atividades musicais a realizar devem apelar às capacidades expressivas e criativas da criança, levando a todo um processo de desenvolvimento enquanto ser integrante na comunidade educativo-escolar. A expressão musical assenta num trabalho de exploração de sons, de ritmos, melodias infantis, que a criança a pouco e pouco vai aprendendo a identificar e a produzir, com base num trabalho sobre os diversos aspetos que caracterizam os sons: intensidade, altura, timbre, duração, chegando à audição interior. Todo um processo de ensino-aprendizagem organiza-se e baseia-se em três distintas áreas (co)relacionadas: a cognitiva, ligada ao saber; a afetiva, ligada a sentimentos e posturas; e, por fim, a psicomotora, ligada a ações físicas.
Ø Objetivos gerais:
· Desenvolver o interesse pela música;
· Exercitar o sentido rítmico e a musicalidade;
· Desenvolver a perceção musical e a imaginação ao longo do processo de trabalho sobre as obras;
· Interpretar peças elementares com acompanhamento de piano;
· Identificar harmonias e melodias;
· Desenvolver a sensibilidade auditiva em relação à afinação;
· Desenvolver a memória musical;
· Reforçar a autoconfiança através do domínio dos princípios básicos de execução;
· Desenvolver os aspetos técnicos e artísticos inerentes à execução;
·
No final da Iniciação, o aluno:
· Explora e responde aos elementos básicos da música;
· Identifica e explora a qualidade dos sons;
· Explora e descreve técnicas escritas de organização e estruturação sonora e musical;
· Identifica auditivamente mudanças rítmicas, melódicas e harmónicas;
· Utiliza vocabulário e simbologias simples e apropriadas para descrever e comparar diferentes tipos de sons e peças musicais.
Cursos de instrumento: Flauta Transversal, Oboé, Clarinete, Fagote, Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone, Tuba, Percussão, Violino, Viola d’Arco, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa e Piano.
RUA DE COSTA CABRAL, N.º 877|4200-225 PORTO |T.225 500 901 | Tlm: 933 582 700
Fique por dentro das nossas novidades e notícias.